Regulamento
NOTA OFICIAL 001/2013
DISPÕE SOBRE O REGULAMENTO DOS CAMPEONATOS
DAS CATEGORIAS BASICAS DE FUTEBOL
PRE-MIRIM, MIRIM, INFANTIL E
JUVENIL TEMPORADA 2013,
DENOMINADO
“ COPA SUDESTE DE
FUTEBOL DE BASE”
O departamento de futebol da ASVALE, no uso de suas atribuições, e
nos termos da decisão do conselho técnico competente, em reuniões realizadas
nos meses de abril de 2013.
RESOLVE:
Publicar com a presente nota oficial, as normas estabelecidas e aprovadas pelo
Conselho Técnico, para disputa dos “CAMPEONATOS
DAS CATEGORICAS BASICAS DE FUTEBOL PRE MIRIM , MIRIM , INFANTIL E
JUVENIL”” da presente temporada.
1 – DOS
CLUBES INTEGRANTES :
Art. 1º - Participarão do Campeonato das
Categorias Básicas de Futebol do corrente ano, as 20 seguintes associações:
Centro de
Desenvolvimento Esportivo Cultural Olímpico
Carangola –
MG
Escola de Futebol Espera Feliz Espera Feliz – MG
Alfabol Futebol Clube Manhuaçu - MG
Manhuaçu Esporte Clube Manhuaçu - MG
Varre Saí Futebol Clube Varre Saí – RJ
Aserita Itaperuna - RJ
Ordem e Progresso Futebol Clube Bom Jesus do Norte - ES
Escola de Futebol Pedra Menina Espera Feliz - MG
Palmeirinhas Futebol Clube Guaçui – ES
Escola de Futebol Espera Feliz Espera Feliz – MG
Alfabol Futebol Clube Manhuaçu - MG
Manhuaçu Esporte Clube Manhuaçu - MG
Varre Saí Futebol Clube Varre Saí – RJ
Aserita Itaperuna - RJ
Ordem e Progresso Futebol Clube Bom Jesus do Norte - ES
Escola de Futebol Pedra Menina Espera Feliz - MG
Palmeirinhas Futebol Clube Guaçui – ES
ADUVAS –
Associação Vale do Sol
Itaperuna - RJ
Academia Real de Futebol Itaperuna – RJ
Academia Real de Futebol Itaperuna – RJ
Polisportivo
Itaperuna
Itaperuna - RJ
Academia
de Futebol de Manhuaçu
Manhuaçu - MG
Natividade Atletico Clube Natividade
- RJ
Projeto
Bom de Bola Bom na Escola/C.D.E.Olimpico Carangola – MG
Associação
Esportiva Nova Geração
Caiana – MG
Escola de
Futebol Pedra Dourada
Pedra Dourada- MG
Escola de
Futebol Porciuncula
Porciuncula – RJ
Escola de
Futebol São Jose do Calçado São Jose do
Calçado – ES
Paulistano
Futebol Clube
Muriaé - MG
2 – DO
INICIO DO CAMPEONATO:
Art. 2º - Os Campeonatos terão inicio no
dia 25 de Maio e término no mês de Agosto de 2013.
3 - FINALIDADES :
Art. 3º - A COPA SUDESTE DE FUTEBOL visa
principalmente o incentivo da criança e do jovem ao estudo, ao lazer, a união
das comunidades, bem como o intercâmbio de crianças e jovens da região do Vale
do Carangola, Zona da Mata Mineira, Norte Fluminense e Sul Capixaba, além de,
descobrir novos talentos para o futebol de campo do Estado e do Brasil. Para
isto, alguns, aspectos importantes, deverão ser observados, por todos
integrantes de cada equipe (Direção, Representante, Comissão Técnica e
Jogadores) assim como os árbitros:
a) Obediência ao
regulamento;
b) Educação nos atos,
postura, comportamento e disciplina;
c) Imparcialidade e
cumprimento das regras do futebol;
4 – FORMA DE DISPUTA:
Art. 4º - Os Campeonatos das Categorias
Básicas de Futebol, temporada 2013, será disputado pelas 20 Equipes, associações inscritas em 5 ( cinco )
fases distintas , denominadas Classificação 1, Classificação 2, Quartas
de Final , Semifinal e Final.
Paragrafo Único: A competição será realizada com
as normas oficiais do Futebol de Campo, com excessão das seguinte normas:
1- Fica estabelecido na Categoria
PRE MIRIM
a) Cobrança do escanteio na linha da
grande área
b) Cobrança de tiro de meta na linha
da grande areá
2- Fica estabelecido na Categoria
MIRIM
a) Cobrança do escanteio entre a linha da grande
área e a linha lateral.
5 – DA PRIMEIRA FASE : Classificatoria 1
Art. 5º - A Primeira Fase será disputada
pelas 18 equipes divididas em quatro
chaves denominadas SUDESTE A, SUDESTE B, SUDESTE C, SUDESTE D, em TURNO E
RETURNO, observando o mando de campo prescrito na tabela de jogos.
SUDESTE A – Composta pelas equipes:
Escola de
Futebol Espera Feliz ( PM,M e IN), Escola de Futebol Pedra Dourada (PM, M e IN)
Associação Esportiva Nova Geração ( M e IN) e Escola de Futebol Porciuncula (IN
e JU).
SUDESTE B – Composta pelas equipes:
C.D.E.
Olímpico (M, IN e JU), Palmeirinhas F. Clube (PM, M, IN e JU), Varre
Sai F. Clube (PM, M, IN e JU) e Ordem e Progresso F. Clube ( M e JU).
SUDESTE C – Composta pelas equipes:
Natividade
Atletico Clube(M-IN), Aserita (PM, M e IN), Academia
Real de Futebol (PM, M e IN) e Aduvas - Associação Vale do Sol ( IN e JU).
SUDESTE D – Composta pelas equipes:
Projeto
Bom de Bola Bom na Escola ( PM, IN e JU), Alfabol F. Clube (PM, M, IN e JU), Academia de Futebol ( PM, M, IN e JU) e
Paulistano F. Clube (M,IN e JU).
Art. 6º - Ao termino dos jogos da Primeira
Fase, a classificação para a 2ª Fase,
será da seguinte forma:
CATEGORIA
PRE- MIRIM
Classificam-se, todas as equipes
Obs: As equipes classificadas em
1º lugar das chaves C e D passam direto para a 3ª fase Quartas de Final.
CATEGORIA
MIRIM
Classificam-se, todas as equipes
CATEGORIA
INFANTIL
Classificam-se, todas as equipes.
Obs: A equipe classificadas em 1º
lugar das chaves A, C e D que OBTIVER O
MELHOR INDICE na 1ª fase , passa direto para a 3ª fase Quartas de Final.
CATEGORIA
JUVENIL
Classificam-se, todas as equipes.
6 – DA 2ª FASE – (mata- mata) Classificatoria 2
Art. 7º - A 2ª Fase –será disputada pelas associações classificadas na primeira
fase, conforme art. 6º deste regulamento. As equipes serão dividas em 6 (seis)
chaves denominadas CHAVE E, CHAVE F, CHAVE G, CHAVE H, CHAVE I, CHAVE J e CHAVE K, em jogo único, com vantagem do
empate para as equipes melhor classificada na 1ª fase, conforme confrontos na
tabela de jogos:
Paragrafo 1: Classificam para
a 3ª fase Quartas de Final as equipes vencedoras das
chaves E, F, G, H, I, J e K nas
categorias PRE MIRIM, MIRIM, INFANTIL e
JUVENIL.
Paragrafo 2: Um dos perdedores
das chaves E, F, G,
H, I, J ou K na categoria MIRIM, classificará por
sorteio pela loteria federal na primeira quarta feira após o termino da 2ª
FASE, para completar a fase QUARTAS DE
FINAL, ,seguindo o seguinte critério.
(1º premio, unidade
categoria MIRIM)
Equipe perdedora chave E = numero
1,
Equipe perdedora chave F = numero
2
Equipe perdedora chave G = numero
3
Equipe perdedora chave H = numero
4
Equipe perdedora chave I = numero
5
Equipe perdedora chave J = numero
6
Equipe perdedora chave K = numero 7
Caso o numero sorteado seja = 0, 8 ou 9 o numero vencedor será o numero
seguinte da dezena e assim por diante até que se conheça um vencedor.
Exemplo 1 = LOTERIA FEDERAL 1º PREMIO - 43077 Nº sorteado 7
Exemplo 2 = LOTERIA FEDERAL 1º PREMIO - 43070 Nº sorteado 7
(A
data do sorteio será informada pela organização atraves do site
WWW.ASVALE.BLOGSPOT.COM)
Pargrafo 3 : Caso
alguma equipe desista do retorno da competição o numero destinado a mesma será
considerado nulo.
Paragrafo 4 : Os confrontos seguirão a tabela
de jogos, fornecida e publicada no site
7 – DA 3ª FASE : Quartas de Final
Art. 8º - A 3ª Fase será disputada pelas
associações classificadas na 2ª fase, em todas as categorias, dividas em 4
(quatro) chaves denominadas CHAVE L, CHAVE M, CHAVE N e CHAVE O conforme confrontos estabelecidos na tabela de jogos.
Em caso
de empate o vencedor será conhecido através da disputa de penalidade máxima em
numero de 5 cobranças; persistindo o empate cobrança alternadas até que se
conheça o vencedor.
Art. 9º - Classificam para a fase SEMI DE FINAL as equipes vencedoras das chaves L, M, N e O.
Paragrafo 1: Um dos perdedores
das chaves L, M ou N nas categorias PRE MIRIM e JUVENIL, classificam-se por sorteio pela
loteria federal na primeira quarta feira após o termino da 3ª FASE, para
completar a fase SEMI FINAL, ,seguindo o
seguinte critério.
(1º premio, unidade categoria PRE
MIRIM)
(2º premio, unidade categoria JUVENIL)
Equipe perdedora chave L = numero
1, 2 e 3
Equipe perdedora chave M = numero
4, 5 e 6
Equipe perdedora chave N = numero 7, 8 e 9
Caso o numero sorteado seja = 0, o numero vencedor será o numero
seguinte da dezena e assim por diante até que se conheça um vencedor.
Exemplo 1 = LOTERIA FEDERAL 1º PREMIO - 43077 Nº sorteado 7
Exemplo 2 = LOTERIA FEDERAL 1º PREMIO - 43070 Nº sorteado 7
(A
data do sorteio será informada pela organização atraves do site
WWW.ASVALE.BLOGSPOT.COM)
Pargrafo 2 : Caso alguma equipe desista do retorno da competição o numero destinado a mesma será considerado nulo.
Pargrafo 2 : Caso alguma equipe desista do retorno da competição o numero destinado a mesma será considerado nulo.
Paragrafo 3 : Os confrontos seguirão a tabela
de jogos, fornecida e publicada no site
8 – DA FASE SEMI FINAL:
Art. 12 º - A Fase Semi Final será disputada pelas associações classificadas
na fase Quarta de Final, divididas em 2
chaves denominadas CHAVE P e CHAVE Q, jogando em condições de igualdade, sem
vantagens, em um único jogo, conforme tabela de jogos.
Em caso de empate no tempo normal, serão cobradas
5(cinco) penalidades, para cada equipe para se conhecer o vencedor; mesmo assim
persistindo o empate serão cobradas penalidades alternadas até que se conheça
um vencedor.
Art. 13º - Os vencedores das CHAVES P e Q,
fazem a grande final.
9 – DA FASE FINAL:
Art. 14 º - A associação vencedora da Fase
Final será declarada CAMPEÃ da “COPA SUDESTE DE FUTEBOL “
Temporada 2013 .
10 - DAS SEDES:
Art. 15º - Os jogos das fases, Classificação
2, Quartas de Final, Semi-Final e Final,
serão disputados em sedes distintas que serão determinadas posteriormente:
Os locais pré–determinados para
os jogos das fases, Classificação 2,
Quartas de Final, Semi-Final e Final poderão ser invertidos ou
alterados, se a comissão organizadora da COPA SUDESTE DE FUTEBOL assim julgar
necessário, para o bom andamento do Campeonato.
Os jogos da FINAL serão
realizados em um só dia sendo a sede determinada posteriormente pela comissão
organizadora DA COPA SUDESTE DE FUTEBOL.
11 – DA FORMA DE DESEMPATE AO
TERMINO DA PRIMEIRA FASE:
Art. 16º - Ao término dos jogos previstos
para a Primeira Fase, se 02 (duas) ou mais associações estiverem empatadas na
soma de pontos ganhos, para apurar a classificação para a próxima fase, serão
estabelecidos, pela ordem, até o desempate, os seguintes critérios:
A) MAIOR NUMEROS DE
VITORIAS;
B) MAIOR SALDO DE
GOLS;
C) MAIOR NUMEROS DE
GOLS CONQUISTADOS
D) MENOR NUMEROS DE
GOLS SOFRIDOS;
E) MAIOR NUMERO DE
GOLS CONQUISTADO FOR ADE CASA ( EM CASO DE CHAVE COM 2 EQUIPES)
F) GOL AVEREGE
G) POR SORTEIO, EM
LOCAL, DATA E HORARIO, DESIGNADOS PELA COMISSÃO ORGANIZADORA DA “COPA SUDESTE DE FUTEBOL“
12 – DA CONTAGEM DE PONTOS :
Art. 17º - Os campeonatos serão regidos pelo
sistema de pontos ganhos, observando o seguinte critério:
a) Por
vitória
-
03 (três) pontos
b) Por
empate
-
01 (um) ponto
c) Por
derrota
-
00 (zero) ponto
Art. 18º - Quando por decisão da COMISSÃO DISCIPLINAR forem atribuídos
pontos ganhos à qualquer associação que tenha perdido em uma competição ,
concedendo-se para todos os efeitos à Associação que obtiver ganho de causa o
placar de 2 x
0 ( Dois a zero ) .
13 – DO JOGOS :
Art. 19º - Os jogos serão realizados nas
datas estabelecidas na tabela de jogos, não sendo permitidas inversões de mando
de campo, salvo por decisão da Comissão Disciplinar ou por determinação da
comissão organizadora.
Art. 20º - A Associação que tiver o mando de campo deverá
tomar as medidas de ordem administrativa e técnicas, indispensável à segurança
do espetáculo e à normalidade da competição, para o bom andamento do
campeonato.
14- DOS UNIFORMES:
Art. 21º - As associações só poderão usar
nas competições os uniformes previstos em seus estatutos, e cadastro na ASVALE, ressalvando o disposto quanto
ao uso de publicidade.
Parágrafo primeiro – os atletas serão identificados
por numeração obrigatória. Parágrafo
segundo - As associações deverão indicar o primeiro e o segundo
uniforme de suas equipes até 72 (setenta de duas) horas antes da primeira
partida da Associação, enviando email ou contato telefônico, com a Comissão
Organizadora do Campeonato.
Parágrafo terceiro – Em todas as partidas, salvo
acordo entre as associações disputantes, usará o uniforme numero 01 (um) a
Associação colocada à esquerda da tabela de jogos, por ter o mando de campo. Se
houver necessidade de troca de uniforme, esta será efetivada pela Associação
visitante.
OBS: aconselhamos as associações visitantes á entra em
contato, via telefone, 72 (setenta e duas) horas antes da partida, com as
equipes, que tem o mando de campo, para definirem os uniformes a serem usados,
evitando assim atrasos no andamento, das partidas.
15 – DO HORARIO DE INICIO DOS JOGOS E DURAÇÃO DOS
JOGOS:
Art. 22º - de acordo com o resolvido nos congressos técnicos,
fica estipulado os seguintes horários, para inicio das partidas:
Jogos aos
sábados, domingos e feriados pela manhã:
a)09:00
(nove )
horas
- categoria Pre-Mirim
b)10:00 (
dez
)
horas
- categoria Mirim
c)11:00 (
onze
)
horas -
categoria Infantil
d)12:15 (
Doze e quinze)
horas
- categoria Juvenil
Jogos aos
sábados e Domingo e feriados pela tarde:
a)13:00
(treze)
horas
- categoria Juvenil
b)14:30
(quatorze e trinta)
horas - categoria Infantil
c)15:40
(quinze e quarenta )
horas -
categoria Mirim
d)16:40
(dezesseis e quarenta ) horas
- categoria Pre–Mirim
Art. 23º - os horários dos jogos e ou ordem das categorias,
poderão ser mudados de comum acordo entre as Associações, tendo, que, as
mudanças efetuadas serem comunicadas a COMISSÃO ORGANIZADORA e relatadas no
boletim de ocorrências do jogo, com assinaturas dos representantes das
Associações e o arbitro do jogo.
Paragrafo único: nos
confrontos em que serão disputados apenas 3 (três) categorias, poderá ser
combinado entre as equipes o inicio dos jogos a partir do segundo horário
determinado, tendo, que, as mudanças efetuadas serem comunicadas a COMISSÃO
ORGANIZADORA e relatadas no boletim de ocorrências do jogo , com a
assinatura dos representantes das Associações e o Arbitro do Jogo.
Art. 24º
- Só haverá tolerância de 15 minutos no primeiro jogo, sendo, que, o intervalo
para o inicio do 2º, 3º e 4º jogo, deverá ser de no máximo 5 (cinco)
minutos para que haja o mínimo de atraso nos horários dos
jogos.
Obs.:
aconselhamos as associações, que no intervalo de cada jogo, já se coloque os
jogadores do próximo jogo, para assinar a sumula e fazer o aquecimento,
devidamente uniformizados, para que não haja atrasos nos horários.
Parágrafo Único: Caso haja atrasos na chegada das
delegações, aconselhamos os representantes a usarem sempre o bom senso
aceitando a justificativa do atraso e procure da melhor forma possível realizar
os jogos, lembrando sempre que estamos trabalhando com crianças em formação de
caráter e isto esta acima de qualquer resultado de jogo.
Art. 25º - As partidas terão a duração
de :
a)Pré -
Mirim
- 40min (quarenta minutos), divididos em dois tempos de 20min (vinte minutos) e
intervalo de 10min (dez minutos).
b) Mirim
- 50 min (cinqüenta minutos), divididos
em dois tempos de 25 min (vinte e cinco minutos), e intervalo de 10m (dez
minutos).
c)
Infantil
- 60 min (sessenta minutos), divididos em dois tempos de 30 mim (trinta
minutos) e intervalo de 10 min (dez minutos).
d)
Juvenil
- 70 min (setenta minutos), divididos em dois tempos de 35 min (trinta e cinco
minutos) e intervalo de 10 min (dez minutos).
16– DAS CONDIÇÕES DE JOGO
DOS ATLETAS:
Art. 26º - da categoria Pré -
Mirim: Somente
poderão tomar parte das partidas os atletas regularmente inscrito na ASVALE ,
observado o limite de idade ou seja atletas nascidos nos anos de 2001 ou após.
Art. 27º - da categoria Mirim : Somente poderão tomar parte das
partidas os atletas regularmente inscrito na ASVALE , observado o limite de
idade ou seja atletas nascidos no ano de , 2000 ou após.
Art. 28º - da categoria Infantil
: Somente
poderão tomar parte das partidas os atletas regularmente inscrito na ASVALE ,
observado o limite de idade ou seja atletas nascidos nos anos de 1999, 1998 ou
após até o ano de 2000.
Art. 29º - da categoria juvenil :
Somente
poderão tomar parte das partidas os atletas regularmente inscrito na ASVALE ,
observado o limite de idade ou seja atletas nascidos nos anos de 1997, 1996 ou
após até 1999.
Adendo: Se caso houver duvida da
idade de algum atleta o mesmo deverá apresentar documento de identidade,
comprovando a data de nascimento. Caso não possua o documento deverá ser feita
uma entrevista com o atleta, se assim quiser a equipe que tiver a duvida.
Art. 30º - As Associações inscritas na COPA SUDESTE DE
FUTEBOL são obrigadas a participar com no mínimo de 03 (três) categorias.
Adendo:
Conforme
combinado entre as equipes, fica aberta a exceção, para as Equipes:
ACADEMIA REAL DE FUTEBOL, ORDEM E PROGRESSO F. CLUBE, ADUVAS, A. E. NOVA GERAÇÃO, POLISPORTIVO ITAPERUNA e ESCOLA DE FUTEBOL SÃO JOSE DO CALÇADO a
participarem com menos de 3 categorias.
Art. 31º - Poderão participar da competição, as associações
cadastradas na ASVALE e ou associações convidadas que tiverem suas inscrições
aprovadas pela diretoria da ASVALE.
Art. 32º - Para que o Atleta tenha condição de jogo as
Associações deverão inscrevê-lo na ASVALE, apresentando os seguintes
documentos:
1) xerox certidão de nascimento com registro mínimo de
04 anos ou xerox da carteira de identidade, exceto para a categoria juvenil que
deverá ser xerox de documento de Identidade ( RG ) .
2) ficha
de inscrição, devidamente preenchida, datilografada ou em letra de forma,
contendo todas as informações nela solicitadas, bem como as assinaturas do Pai
ou responsável legal, do Diretor ou Secretario do educandário, do Responsável
pela Associação e do atleta.
3) 02
fotografias ¾ recentes.
Art. 33º - Só serão aceitas as inscrições de atletas que
estejam estudando, com exceção dos atletas da categoria juvenil.
Art. 34º - O atleta deverá estar obrigatoriamente estudando.
Como também, só poderá participar da competição, atletas em plena condição
física e mental para a pratica do futebol de campo, não sendo de
responsabilidade da comissão organizadora qualquer problema de saúde de
qualquer atleta.
Art. 35º - O numero de inscrições de atletas por categoria
sera ilimitado, até data estabelecida pela comissão Organizadora. (limite para
inscrição até 72 horas antes do dia de inicio da 2ª fase da competição).
Art. 36º - Após a data limite para inscrição de Atletas só
será aceita inscrição de Atletas mediante pagamento de taxa no valor de R$
20,00 (Vinte Reais) por atleta inscrito,sendo limitada estas inscrições até 72
horas antes da data de inicio da fase quartas de final.
Art. 37º - O atleta inscrito após o inicio da competição só
terá condição de jogo após o 3º (terceiro) dia da data de entrada do seu pedido
de inscrição na comissão organizadora.
17- DOS ATLETAS:
Art. 38º - A sumula será assinada pelos
atletas, dentro de campo de jogo, antes do inicio da partida, sob a
fiscalização dos fiscais de mesa e a presença do Anotador. Em hipótese alguma,
a sumula será assinada pelos atletas nos vestiários.
Art. 39º - Ao assinar a sumula, o atleta
apresentará ao Anotador e aos fiscais de mesa, a Carteirinha de Inscrição
fornecida pela ASVALE, ficando inabilitado para a competição, o que deixar de
cumprir esta exigência.
Art. 40º - Deverá ser observado pelo
Anotador de fiscais de mesa, o ano de validade das carteirinhas.
Caso esteja vencida; o atleta não terá condição de jogo.
Pragrafo 1: Em
especial neste ano de 2013 será aceita como valida as carteiras dos atletas
nascidos em 2001 que estejam vencidas (
carteira Branca) categoria pré mirim.
Art. 41º - O atleta da categoria Juvenil só
adquire condição de jogo se estiver inscrito na ASVALE, não sendo permitida
apenas a apresentação do documento (RG) para jogar.
Art. 42º - O anotador recolherá no ato da assinatura da
sumula, as carteiras de inscrição dos atletas devolvendo-os ao término do jogo,
com exceção dos que contenham rasuras ou adulterações ou estejam vencidas, que
deverá ser comunicado ao arbitro e aos fiscais de mesa a irregularidade, as
quais serão anexadas a 1ª via da sumula de jogo, que será enviada a comissão
organizadora para as devidas providencias. Constará ainda no relatório do
arbitro (no verso da sumula), o nome completo do atleta, e o numero do
documento apresentado.
Obs. - Cada Associação deverá por
um fiscal de mesa, junto ao anotador para auxilio e conferência das
carteirinhas de atletas.
Art. 43º - O atleta não poderá se inscrever
em todo Campeonato por mais de 01 (uma) Associação. Caso aconteça o atleta será
eliminado da competição, desde que não haja acordo entre as equipes envolvidas.
18 – DAS SUBSTITUIÇÕES:
Art. 44º - Cada associação poderá ter como
suplentes (regra três) no máximo de 09 (nove) atletas, acompanhados pelo
Técnico, Auxiliar Técnico, Massagista, Médico, Preparador Físico e o
Representante da Associação, sendo obrigatório que conste o nome de todos os
dirigentes em sumula.
Parágrafo único – a participação de atleta, nas
diversas competições, é de exclusiva responsabilidade do responsável da
Associação.
Art. 45º - Os atletas que estiverem como suplentes (regra
três) só poderão assinar a sumula de jogo, quando for efetuada a substituição ,
sendo obrigatório a apresentação do documento de inscrição (carteirinha da
ASVALE).. Com exceção da categoria Pre Mirim e Mirim, onde todos os atletas
deverão assinar a sumula antes do inicio do jogo. As substituições deverão ser
controladas pelo anotador e sempre com a apresentação da Carteirinha de
inscrição.
Art. 46º - substituições da categoria Pré
– Mirim e Mirim, Cada Associação poderá substituir livremente seus atletas
sem numero máximo de substituição e de forma rotativa; o jogador que for
substituído, poderá voltar ao jogo, desde
que não tenha sido expulso pelo arbitro.
Art. 47 º - substituições das categorias – Infantil e Juvenil,
Cada Associação poderá substituir durante a competição em qualquer tempo de
jogo no máximo de 09 (nove) atletas, sendo vetada a substituição de atleta
expulso de campo, ou a volta de atleta já substituído.
19 – DAS INFRAÇÕES E PENALIDADES:
Art. 48º – A cada cartão vermelho, o atleta
estará automaticamente suspenso da próxima partida que sua associação venha a
jogar efetivamente, independente de outras sanções que venha sofrer de
conformidade com a gravidade do seu ato disciplinar.
Art. 49º _ O cartão amarelo, não será
acumulativo valendo apenas para o jogo em questão.
Art. 50º - Dirigentes que forem expulsos do
banco de Reservas (Regra três) estarão sujeitos a sanções disciplinares, de
conformidade com a gravidade dos seus atos disciplinares.
Parágrafo
único – na categoria Pré – Mirim de 09 a 11 anos não haverá cartão Amarelo ou
Vermelho sendo que o arbitro ordenará a substituição do atleta que cometer
falta grave, não podendo retornar naquela partida , mas poderá jogar a
próxima partida de sua associação.
Art. 51º - O atleta que estiver cumprindo
sanção disciplinar está impedido de assinar a sumula de jogo.
Art. 52º - A Associação que utilizar atleta
que esteja cumprindo sanção disciplinar, e ou, utilizar atletas que não estejam
regularmente inscritos na competição, perderá os pontos da partida. Alem das
sanções previstas no CODIGO DICIPLINAR.
Art. 53º - A associação que utilizar atletas, fora do limite
de idade, com adulteração de documentos ou troca de nomes, estarão
eliminadas da competição em todas as categorias, perdendo os pontos de todas as
partidas da competição, sendo a associação multada no valor de R$200,00
(Duzentos reais), e sujeitas às sanções previstas no CODIGO DICIPLINAR.
Parágrafo único –Caso seja comprovado adulteração
de documentos pelo atleta ou responsável legal, não tendo a equipe participação
no ocorrido, apenas a categoria em que o atleta atuou será eliminada da
competição, sendo o atleta eliminado por 2 anos das competições da ASVALE.
Art. 54 º - As Associações que cometerem as infrações
previstas nos artigos 52º e 53º deste regulamento, sendo que no caso delas
terem sido vencedoras ou empatadas as partidas em questão, terão os resultados
revertidos para a associação que foi sua adversária, sendo que para efeito de
contagem de pontos ganhos ela será declarada perdedora pelo escore de 2 x
0 (um a zero) , não sendo computado o resultado para efeito de artilharia
, porem caso ela tenha sido a perdedora do confronto , prevalecerá o
resultado da partida , computando assim o resultado para efeito de
artilharia.
Art. 55º - Ocorrendo o caso de uma partida não se realizar por
não comparecimento de uma das associações, ou de ambas, sem motivos que
justifique o não comparecimento, o resultado será igual a maior diferença de
gols obtidos nas partidas da fase em disputa na categoria, dentro da chave.a
favor da associação que comparecer, ou também , contra ambas.
Parágrafo único – Aceita a justificativa a coordenação se haverá,
ou não, nova data para a partida. Caso não haja justificativa que abone o não
comparecimento no local de jogo a equipe que não comparecer e se beneficiar com
o resultado do WO, e levar vantagem na classificação da fase, ou
prejudicar outras equipes interessadas no resultado; além de perder
os pontos da partida perderá 2 (dois) pontos na tabela de pontos em todas as
categorias.
Art. 56º - A associação que não estiver no local da partida
até quinze minutos (15min.) depois do horário estipulado para o inicio do jogo
terá contra si o que perpetua o artigo 55º deste regulamento. (Neste caso
também deverá ser observado o artigo 24º deste regulamento)
Art. 57 º - A partida só poderá ser iniciada com o mínimo de
07 (sete) em uma associação e, ou, em ambas.
Art. 58º - Após o inicio da partida a associação poderá
completar o número máximo de 20 (vinte) atletas a qualquer momento da partida.
Parágrafo
1º-No caso de uma associação ficar com menos de 07 (sete) atletas, será
utilizado, o que diz no artigo 55º deste regulamento.
Parágrafo
2º-No caso de ambas, ficar com menos de 07 (sete) atletas será utilizado, o que
diz no artigo 55º deste regulamento.
Art. 59º - Ressalvadas as sanções de
natureza regulamentar, aqui expressamente prevista, as infrações disciplinares
serão processadas e julgadas na forma estabelecida no CODIDO DISCIPLINAR da ASVALE.
20 – DO Adiamento , INTERRUPIÇÕES
OU SUSPENÇÃO DA PARTIDA:
Art. 60º - Qualquer partida em virtude de mau tempo ou por
motivo de força maior.poderá ser adiada ou suspensa pelo arbitro designado,
obedecendo as seguintes regras:
Parágrafo único - se a partida não estiver
ultrapassado a metade do 2º tempo de jogo (3 / 4 do tempo de jogo), deverá ser marcada pela coordenação do Campeonato outra
partida em dia local combinado; Caso já tenha ultrapassado a metade do 2º tempo
de jogo (3 / 4 do tempo de jogo ) será mantido o resultado da
partida.
Art. 61º - Em caso de tumulto generalizado, caracterizado por
agressões ou sua tentativa e ou, fatos que comprometam a segurança de atletas,
dirigentes, da arbitragem ou autoridades ligadas à competição, a associação
responsável pelas ocorrências perderá o mando de campo de 1 (um) jogo, os
pontos da partida se no momento do conflito a estiver ganhando ou empatando. Em
caso de reincidência poderá ser sumariamente eliminada da competição, de
conformidade com a gravidade dos fatos.
Paragrafo único: Os Campos deverão ser alambrados,
dando total segurança a atletas e dirigentes.
Art. 62º - O responsável pela sede – prefeitura e/ou
associação – será responsável pela segurança das pessoas presentes ao local das
partidas.
Art. 63º - Antes de tomar a decisão, no que se diz respeito
aos artigos 60º e 61º deste regulamento, o Árbitro deverá ouvir o Coordenador
local que, usando o bom senso, tem poder para ordenar que o jogo seja ou não
realizado, inclusive aguardar mais dos que os 15 minutos previsto no artigo 56º
deste regulamento.
21 – DOS RECURSOS :
Art. 64 º - A associação que recorrer contra
qualquer irregularidade, de qualquer outra, procederá como se segue:
1- Recurso
datilografado ou em letra de forma, ou enviado pelo e-mail copasudeste@yahoo.com.br que deverá ser entregue a
comissão organizadora do campeonato ou seu representante legal, até 24 horas
após o termino da partida ou no primeiro dia útil após a realização da mesma.
2- Buscar
provas, decorrente da irregularidade e enviar anexo ao recurso.
Art. 65º - Caberá a comissão organizadora,
avaliar e até buscar, ou tentar provar a irregularidade em qualquer associação,
desde que o reclamante assuma os gastos de condução e alimentação do
representante da comissão organizadora.
Art. 66º - A inscrição e condição de jogo
dada ao atleta, pela comissão organizadora não exime a associação, das punições
previstas neste regulamento.
Art. 67º - Os participantes do Campeonato
são considerados conhecedores deste regulamento, anexos e adendos, bem como as
regras Esportivas vigentes.
Art. 68º - Por se tratar de uma competição
não oficial, que tem por objetivo primordial o congraçamento das comunidades e
o intercâmbio sadio entre os municípios, não, caberão recursos a órgãos
oficiais, nem a justiça desportiva ou comum, sendo que todas as decisões serão
tomadas pela comissão organizadora, que poderá nomear uma comissão disciplinar,
à seu exclusivo critério, para auxiliar nos julgamentos das possíveis
indisciplinas e, ou. Irregularidade cometida por atletas e, ou, dirigentes,
cujas decisões serão finais e irrecorríveis. Qualquer associação disputante do
campeonato que venha recorrer à justiça comum, por motivo ou em razão do
presente Regulamento, será desligada do Campeonato mesmo durante sua
realização.
Art. 69º - – Se ocorrer à hipótese de
desligamento de qualquer Associação pelo motivo constante no artigo 68º deste
regulamento, ficam sem nenhum efeito todos os resultados obtidos pela
Associação punida.
22 – DAS AUTORIDADES:
Art. 70º - As Autoridades para as disputas previstas no
regulamento serão designadas pela comissão organizadora.
São
consideradas autoridades: Comissão organizadora, Comissão disciplinar,
Representante das Associações, Árbitros, Auxiliares e anotador de Jogo.
23- DAS TAXAS:
Art. 71º - Serão cobradas das associações participantes do
Campeonato taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 (cem e cinquenta reais), por
categoria participante.
Art. 72º - Serão cobradas taxa por carteiras
de atletas emitidas no valor de R$ 2,50
( Dois e Cinqüenta Reais ) para cada carteira emitida.
Art. 73 º - AS TAXAS DEVERÃO SER PAGAS
ANTES DO INICIO DA COMPETIÇÃO.
24 – DOS TROFEUS E TITULOS:
Art. 74º - Às Associações Campeãs e Vice – Campeãs dos
Campeonatos das Categorias Básicas de Futebol Pre-Mirim, Mirim, Infantil e
Juvenil, temporada de 2013 serão conferidos 1 (um) troféu e medalhas
alusivos à conquista, bem como troféu chuteira de ouro, para
os artilheiros da competição, troféu Honra ao mérito para os
goleiros menos vazado e destaques da competição.
25 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS:
Art. 75º - As bolas para os jogos deverão ser fornecidas pela
associação mandante de campo, que, deverá ter no mínimo de 3 bolas em boas
condições de jogo. A bola da Categoria Pre–Mirim deverá ser a de n.º4, podendo
em comum acordo entre as associações jogar com a bola tamanho oficial.
Art. 76º - Nos jogos do campeonato, atletas
inscritos nas categorias abaixo, poderão atuar nas categorias imediatamente
acima, se assim julgar necessário o Representante de cada Associação, desde que
cumprido o disposto no artigo 27º, 28º e
29º deste regulamento, e também o atleta não ter sido expulso no jogo do dia de
sua categoria.
Observação:
Nos jogos com horários invertidos onde as categorias maiores jogam primeiro que
as menores.o atleta expulso na categoria maior não poderá atuar na sua
categoria, com isso já estará o atleta cumprindo a suspensão automática.
Art. 77º - Fica na responsabilidade dos
representantes das Associações mandantes de campo, a escalação dos Auxiliares
de Árbitros (Bandeiras), devidamente inscritos na ASVALE, uniformizados e apresentando documento de identidade
pessoal acompanhado da Carteira de registro da ASVALE, a não apresentação
destes documentos acarretará no veto do mesmo para atuar na partida.
Parágrafo Único: Conforme combinado entre as
equipes participantes, fica autorizado aos Auxiliares filiados a ligas,
apitarem sem a apresentação da carteira da ASVALE, desde que apresentem sua
carteira de arbitro filiado a liga juntamente com documento de Identidade (RG)
.
Art. 78º - Caso aconteça da não apresentação
de documentos e carteira de inscrição do arbitro e ou de 1 (um) dos assistentes
ou o não comparecimento no campo de jogo, a partida deverá ser realizada com 2
(dois) árbitros apitando, sem bandeiras, mesmo que sejam árbitros da casa.
Ficando a associação que não cumpriu com a escalação de seu arbitro, sem
direito de vetar os árbitros que atuarão na partida, ficando as mesmas sujeitas
a advertência pela Comissão Organizadora do campeonato.
Exemplo 1: A equipe visitante não
apresentou o arbitro do jogo:
Solução: A partida deverá ser apitada
pelos dois Auxiliares (bandeiras) apresentados pela equipe mandante ou por
apenas um Auxiliar (bandeira). Não sendo permitido veto pela equipe visitante.
Exemplo 2: A equipe mandante do jogo não
apresenta os 2 (dois) auxiliares (bandeiras) , ou apresenta apenas um
Auxiliar (bandeira).
Solução: A partida deverá ser apitada pelo
Arbitro sem auxiliares, não sendo permitido dois árbitros no campo, sendo um de
cada equipe.
Parágrafo único – Na falta de Árbitros e Assistente, a partida será
adiada ficando a cargo conselho disciplinar a solução da anulação e ou
validação da partida com perca de pontos ou não pela Associação infratora.
Art. 79º - Fica na responsabilidade dos
representantes das Associações mandantes de campo, a escalação de um anotador
para preenchimento da sumula de jogo e fiscalização dos documentos apresentados
pêlos atletas.
ATENÇÃO DIRIGENTES:
Art. 80º – A sumula de jogo, deverá ao
termino de cada partida ser assinada pelo arbitro, anotador e representante das
associações, juntamente com relatório do arbitro. Tendo o mandante de campo a
responsabilidade de enviar no 1º dia útil após os jogos as sumulas de jogo para
a organização pelo E-mail copasudeste@yahoo.com.br,
para que seja emitido o boletim da rodada em seguida. A via original da súmula
deverá ser enviada logo a seguir pelo correio, ou qualquer outro meio de
transporte, para o endereço abaixo relacionado. O não cumprimento desta norma
acarretará em punição para a equipe infratora, com perda de 1 (um) ponto na
tabela de classificação.
DEPARTAMENTO DE FUTEBOL -
ASVALE -
COPA SUDESTE DE FUTEBOL
RUA MARECHAL DEODORO, 371, C/2 –
CENTRO –
CARANGOLA – MG -
CEP 36.800.000
Telefone para contato 32.
3741-3115 / – 32.9921.6084 / -32.8836.6084
Paragrafo Único: Os boletins com resultados dos jogos estarão a
disposição no site da ASVALE www.asvale.blogspot.com
Art. 81º - As sumula e relatórios de jogos
serão fornecidos pela Comissão Organizadora do Campeonato, as mesmas poderão
ser retiradas no site da ASVALE.
Art. 82º - As interpretações e os casos omissos, neste
regulamento, serão resolvidos pela Comissão organizadora, respeitando as leis e
regulamentos que regem a modalidade de futebol.
Anote-se,
Afixe-se e Cumpra-se,
Carangola, 05 de Maio de 2013
A comissão organizadora
CARLOS EDUARDO PINHEIRO
CHAIBEN
Presidente
Nenhum comentário:
Postar um comentário